Carregando página...

O que é Chipset e Como Funciona?

Pela internet, de vez em quando surgem dúvidas sobre o significado do nome de algumas coisas que aparecem nela frequentemente. E a dúvida da vez é o que é Chipset? E como funciona? Nós iremos esclarecer essa dúvida, acompanhe abaixo:

O que é Chipset?

Em primeiro lugar, um Chipset é o nome dado a um conjunto de de circuitos ligados ou, chips utilizados na placa mãe de um dispositivo. Então, sua função é realizar diversas funções no hardware de celulares e computadores como controle dos barramentos (PCI, AGP e o antigo ISA), controle e acesso à memória, controle da interface IDE e USB, Timer, controle dos sinais de interrupção IRQ e DMA, entre outras.

Em uma comparação mais facilitada para entendimento, o Chipset funciona como um cérebro humano. E ele funciona organizando e distribuindo tarefas para todas as partes do computador, fazendo que tudo funcione normalmente.

Antigamente, era preciso de diversos chipsets para que um computador funcionasse normalmente. Porém, com o passar dos anos a tecnologia se evoluiu e agora são ligados por poucos desses chips.

Atualmente, são precisos de apenas dois Chipsets principais. E a ponte norte e a Ponte Sul. Enquanto o North Bridge (Ponte Norte) ligado diretamente ao processador e cujas funções são o acesso às memórias e aos barramentos AGP e PCI e a comunicação com o South Bridge, a South Bridge (Ponte Sul) que controla as interfaces IDE, USB.

No South Bridge também está a conexão com a BIOS e o chip responsável pelas interfaces de mouse e teclado, interfaces seriais, paralelas, e interface para drive de disquete.

chipset

Para o bom funcionamento do computador, é preciso que um Chipset esteja atuando dentro dele. Então, sua função é uma das mais importante, ficando atrás apenas da placa mãe. E hoje em dia, os chipsets são pequenos e cada vez mais vão ficar menores, já que precisam caber no pequeno espaço cedido a eles.

Chipset fora dos computadores

Os dispositivos que usam chipset não são apenas celulares e computadores. Além disso, cada vez mais outros equipamentos recebem o Chipset, tornando um aparelho mais interativo e inteligente. E alguns desses equipamentos vão desde de máquinas de limpeza, leitores blu-ray, impressoras e scanners.

Por fim, caso esse post tenha te ajudado, nos mande um comentário, dúvida ou sugestão. Ah, e não se esqueça de sempre acompanhar os posts. O LoveCell agradece a leitura! 🙂

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Veja mais: