Carregando página...

28 Filmes, Séries e Documentários LGBT que todos deveriam assistir

Se você procura algo pra assistir que abordam a vida, a luta e a temática LGBT, esse post é pra você. Em meio a Listamos abaixo os melhores e mais marcantes filmes, séries e documentários LGBT, muitos deles baseados em histórias reais e todos bem emocionantes. A lista foi feita em 2020 inclui obras de variados anos.

Filmes LGBT

Onde o orgulho começou

filme lgbt onde o orgulho começou

Sinopse oficial: “No fim dos anos 1960, um adolescente começa a descobrir novas ideias políticas e as dificuldades da vida adulta, às vésperas da rebelião de Stonewall, quando lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros enfrentaram a polícia de Nova York.”

Milk: A voz da Igualdade

filme lgbt milk

Indicado ao Oscar de melhor filme em 2008 e vencedor como Melhor roteiro original e melhor ator, o filme fala do ativista e futuro político abertamente gay Harvey Milk.

Sinopse: “O carismático e bem-humorado Milk muda-se de Nova Iorque para São Francisco em 1972, onde planejava com o namorado abrir uma loja de fotografia na rua Castro, onde à época os gays não eram bem recebidos. Milk resiste e em pouco tempo todo o bairro Castro torna-se referência na luta pelos direitos dos homossexuais.”

120 Batimentos por Minuto

filme lgbt 120 batimentos por minuto

O filme narra a história de um grupo ativista francês na década de 1990, o grupo ActUp. que se esforça para que o governo e a população reconheça a importância do tratamento da AIDS.

The Normal Heart

filme lgbt normal heart

Uma história de uma doença misteriosa que faz muitas vítimas nos anos 1980.

Sinopse: “A história do início da crise da AIDS em Nova York nos anos 80, com foco no esforço de vários ativistas gays e seus aliados na luta para expor a verdade sobre a epidemia para uma nação que se recusa a enxergar os fatos”.

Amor por Direito

filme lgbt amor por direito

O filme conta a história da policial Laurel e a mecânica Stacie, que se conhecem e se apaixonam e decidem viver juntas. Tudo muda quando Laurel é diagnosticada com uma doença terminal e luta para que sua parceira receba os benefícios da pensão de sua morte, mas as autoridades se recusam a reconhecer a união homoafetiva.

Filadélfia

filme lgbt filadélfia

Andrew é um renomado advogado que é diagnosticado com AIDS, que é demitido de sua empresa por portar a doença. Andrew contrata um advogado para lhe representar em um cansativo processo.

Tomboy

filme lgbt tomboy trans

Sinopse oficial: “Laurie, uma menina de 10 anos com dificuldades de socializar, se faz passar por garoto para fazer amizade com as crianças da vizinhança, mas sua crescente conexão com a amiga Lisa acaba gerando uma crise de identidade.”

Meninos não choram

filme lgbt meninos não choram

Teena Brandon se tornou Brandon Teena, assumindo assim uma nova identidade. Ele consegue manter sua identidade por um tempo, fazendo amizades e se apaixonando, mas quando seu segredo vem a tona, uma onda de violência o persegue.

Transamérica

filme lgbt trans america

Bree Osbourne uma convicta mulher transsexual, economiza todo o dinheiro que pode para pagar sua ultima cirurgia definitiva de transição de gênero. Um dia, Bree recebe uma ligação de um jovem que está preso e que supostamente é seu filho.

Laurence Anyways

Laurence é um professor que vive com o grande desejo de se tornar mulher. Em seu aniversário de 30 anos, o professor revela para sua esposa que irá fazer a mudança de sexo. Mesmo abalada e pega de surpresa, a esposa resolve permanecer ao lado de Laurence.

Má Educação

filme lgbt má educação

Sinopse oficial: “Um velho amigo entrega ao cineasta Enrique Goded um roteiro baseado na adolescência dos dois em um internato católico. Alternando passado e presente, o roteiro faz Enrique refletir sobre os efeitos da repressão sexual em sua vida.”

O Mau Exemplo de Cameron Post

filme lgbt cameron post

Cameron é uma jovem que vive com dúvidas sobre sua sexualidade. Quando é pega pelo namorado transando com sua melhor amiga na noite do baile da escola, ele a entrega para sua família, que envia Cameron para um acampamento que promete converter LGBT.

Desobediência

filme lgbt desobediência

Ronit retorna a sua cidade natal, na comunidade em que nasceu e viveu por alguns anos. Essa cidade é extremamente religiosa e segue os ensinos da religião judaica. Quando Ronit volta, ela se depara com uma paixão de sua juventude.

Tatuagem

filme lgbt tatuagem

Em plena ditadura militar, a trupe teatral Chão de Estrelas cativa os espectadores com cenas de nudez, deboches e sátiras. Um dia a principal estrela da trupe, Paulete, recebe a visita de Fininha, seu cunhado militar. Fininha se encanta com aquela realidade.

Hoje eu quero voltar sozinho

filme lgbt hoje eu quero voltar sozinho

Filme muito comentado aqui no Brasil, ele conta a história de um jovem cego que tem de lidar com sua mãe superprotetora, as dificuldades de ser um jovem com deficiência ao mesmo tempo em que descobre sua sexualidade.

Carol

filme lgbt carol

Therese Belivet tem um emprego entediante em uma loja de departamentos. Ela conhece Carol, uma elegante e misteriosa cliente. As duas mulheres desenvolvem um vínculo amoroso que terá consequências sérias.

Todo sobre mi madre

filme lgbt todo mi madre

Na noite em que um carro atropelou o seu filho Esteban, Manuela chorou até que seus olhos ficassem completamente secos. Longe de ver com clareza, o presente e o futuro se confundem na escuridão. Ela começa a procurar por seu pai, que tornou-se um travesti.

A Criada

filme lgbt a criada

Coreia do Sul, anos 1930. Durante a ocupação japonesa, a jovem Sookee é contratada para trabalhar para uma herdeira nipônica, Hideko, que leva uma vida isolada ao lado do tio autoritário. Mas Sookee guarda um segredo.

Orgulho e Esperança

filme lgbt orgulho e esperança

No ano de 1984, durante o período de Margaret Tatcher no poder, os mineiros decidem entrar em greve. Um grupo de ativistas homossexuais começa a trabalhar para arrecadar dinheiro para a família desses trabalhadores.

Tangerine

filme lgbt tangerine

Após descobrir que foi traída por seu namorado e cafetão enquanto estava na prisão, uma prostituta e sua melhor amiga saem em busca do traidor e sua nova amante para se vingar.

Séries LGBT

Pose

série lgbt pose

Narra a história de Blanca uma mulher trans que abriga jovens LGBT na Nova Iorque de 1980. Com a ascensão da cultura de luxo e o surgimento dos bailes e de grandes movimentos culturais LGBT, a AIDS se torna realidade e começa a fazer vitimas.

American Crime Story: Versace

série lgbt crime story versace

A temporada explora o crime de assassinato do icônico designer Gianni Versace pelas mãos do serial killer Andrew Cunanan, ocorrido em 1997. Explora também as questão sexuais e de saúde.

Special

série lgbt special

Special é uma série de televisão americana de comédia que estreou na Netflix em abril de 2019. A série é baseada no livro de memórias I’m Special: And Other Lies We Tell Ourselves de Ryan O’Connell, que também estrela, escreve e atua como produtor executivo na série.

Documentários LGBT

A Morte e a Vida de Marsha P. Johnson

documentário lgbt marsha p johnson

Figura importantíssima na história de Stonewall, Marsha P. Johnson foi uma mulher trans, ativista e considerada mãe de muitos jovens LGBTs da década de 60. Marsha teve uma morte considerada por muitos amigos como suspeita, mas a policia diz que foi considerada um acidente.

Bridegroom

documentário lgbt bridegroom

O documentário conta a história de Tom e Shane. um jovem casal gay que decide se casar. Porém, Tom acaba falecendo em acidente trágico. Apesar de noivo, a família de Tom não permite que Shane compareça ao velório.

Meu corpo é político

documentário lgbt meu corpo é político

Sinopse oficial: “O cotidiano de quatro militantes LGBT que vivem na periferia de São Paulo. A partir da intimidade e do contexto social dos personagens, o documentário levanta questões contemporâneas sobre a população trans e suas disputas políticas”.

Paris is Burning

documentário lgbt paris is burning

Paris Is Burning é um filme-documentário estadunidense de 1990 dirigido e escrito por Jennie Livingston e gravado em diferentes fases da década de 1980, que segue a comunidade LGBT na cidade de Nova Iorque.

Dzi Croquettes

documentário lgbt dzi croquettes

A história dos Dzi Croquettes, um grupo de teatro que usava a irreverência para criticar a ditadura.


Assim encerramos nossa lista de filmes, séries e documentários LGBT. Curtiu a lista?

Se puder, compartilhe e me siga no TT :)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima